Vender mais e pagar as contas pode ser mais simples - Blog da SpotWay - Negócios Locais
Vendas

Vender mais e pagar as contas pode ser mais simples

Vender mais e pagar as contas em dia … você já parou para pensar porque algumas empresas conseguem resultados incríveis com vendas e você talvez não?
Publicado em 1 de Agosto de 2022
Imagem Vender mais e pagar as contas pode ser mais simples

Vender mais e pagar as contas em dia … você já parou para pensar porque algumas empresas conseguem resultados incríveis com vendas e você talvez não?

E que muitas vezes você tem a impressão que a concorrência é desleal ou que a crise é responsável pelos problemas financeiros das empresas?

Você gostaria de conhecer e aprender algo que pode mudar a forma como você vê as vendas de seus produtos ou serviços?

E se eu falasse que é muito simples, mas que ao mesmo tempo é um desafio enorme colocar isso em prática, mesmo assim você gostaria de aprender?

Se você respondeu SIM, continue lendo …

Porque as vendas não acontecem

Muitos empreendedores acreditam que o grande problema está na qualidade do produto ou do serviço, na falta de um atendimento perfeito e, pior, acreditam que é a crise econômica.

Isso pode até atrapalhar um pouco, mas não é o problema real.

O maior problema de não vender mais ou o suficiente para não só pagar as contas no final do mês, mas também poder fazer seu negócio crescer, é simplesmente “não ter um modelo de processo de vendas”.

Parece óbvio, mas não é!

A minha experiência de quase 20 anos como empreendedor diz que como cada negócio é especialmente peculiar, consequentemente cada negócio tem seu modelo de vendas.

Portanto, não adianta copiar o modelo dos outros, pois fatalmente as vendas não vão acontecer como o esperado.

Se um modelo de processo de vendas com monitoramento e aprendizados não for implementado, energia x resultado são comprometidos, gerando muito poucas vendas e um desgaste de energia enorme.

Um outro fator que impede empresas de vender mais são os medos e crenças limitadoras, do tipo “eu não consigo”, “não nasci para vender”, “não tenho o dom” e por aí vai. Não é assim que realmente funciona!

Consequências da ausência de um modelo de processo de vendas

Simplesmente sair vendendo pode parecer a solução e as vezes isso é até válido, afinal, o desespero pode aparecer. Boletos e cheque especial podem ser implacáveis.

Não vender transforma a vida em um caos e não ter um processo de vendas faz com que a gente se sinta totalmente perdido, sem saber para onde ir justamente porque não sabemos onde está o erro e nem o porquê.

O pior é que, a partir daí, começamos a “dar tiro” para tudo quanto é lado. E o resultado? Bem, você deve conhece-lo.

Claro, há negócios que estão muito bem, mesmo com todos os desafios.

Se este for o seu caso, aproveite, pois você faz parte de menos de 5% do mercado atual, o que não é justificativa para você não ter um modelo de processo de vendas na sua empresa.

As consequências de não ter um modelo de processo de vendas vão além do dinheiro. Sem vendas você pode:

  • Se sentir perdido
  • Se sentir irritado
  • Se sentir um fracassado
  • Ter vontade de desistir
  • Ter problemas em seu relacionamento
  • Ter Estresse
  • Ter problemas de saúde e muitas outras consequências.

Você percebe que quem perde mais por não ter um modelo de processo de vendas não é o seu negócio, é você?

A ausência de um modelo de processo de venda, gera por consequência um outro grande vilão de um empreendedor: “falta de financeiro”, que daria um outro artigo.

A solução

Você pode achar que então é somente criar um modelo de processo de vendas que tudo estará resolvido. Bem, preciso dizer que não é bem por aí.

Como assim Alex?

Calma…

O modelo de processo de vendas é o ponto de partida para vender mais da visão do PLANEJAMENTO, mas existe algo a ser trabalhado antes: VOCÊ!

Isso mesmo, a primeira coisa a fazer é você adquirir conhecimento, habilidade e atitude para crescer, para depois fazer a sua empresa ou negócio prosperarem.

Em resumo, para a sua empresa crescer, você deve crescer primeiro, para você vender mais.

Primeiro você deve enriquecer a sua mente com informações que se conectem com seus objetivos: encontrar o seu PORQUÊ, desenvolver o seu O QUÊ, para aí sim planejar o COMO.

Não estamos mais na era da informação, estamos na era da transformação!

Isso faz toda a diferença, quem investe em treinamentos e cursos vivenciais, que experimentam momentos de aprendizados e que ajude a se tornar melhor, sai muito à frente dos outros.

Porque você deveria crescer primeiro antes de criar o seu modelo de processo de vendas para vender mais

Uma vez que você entende a importância de crescer e ter uma mente mais forte, automaticamente desenvolverá habilidades que irão fazer você enxergar oportunidades onde antes não via.

Além de ter o empoderamento necessário para você se arriscar mais; lembrando que empreender é também ser apaixonado por se arriscar.

Uma vez que você se permita crescer e estabelecer o seu modelo de processo de vendas, você irá

  • Enxergar o cenário mais favorável do que imaginava;
  • Aproveitar melhor as oportunidades;
  • Vender muito mais do que simplesmente a quantia para saldar as dívidas;
  • Conseguir ter uma vida mais tranquila;
  • Ter tempo para estar com a família e amigos;
  • Ter tempo para você;
  • Ter dinheiro para realizar seus desejos
  • inúmeras outras conquistas.

Eu cansei de ouvir nos treinamentos que participei que “crescer, dói”. Sim, crescer pode doer, mas eu acredito que a dor é necessária e o sofrimento é opcional. É uma escolha!

É igual quando vamos na academia: no começo o corpo fica todo dolorido, mas depois vemos que estamos mais atentos, mais ágeis, com mais disposição, com o físico mais bonito.

Assim também é nos negócios, quando aprendemos, treinamos e agimos, os resultados aparecem e em escala.

Modelo de Processo de Vendas

Hoje em dia existem várias formas de se ter um modelo de processo de vendas, dos mais simples aos mais sofisticados e automatizados.

Neste artigo é quase impossível falar e mostrar todos os modelos, até porque são incontáveis.

Porém, vou lhe apresentar um simples exemplo de modelo de processo de vendas e espero que com ele você possa se inspirar e criar o seu, ou mesmo aperfeiçoar o que você já usa.

Lembre-se: não é uma questão de certo ou errado, é questão de funciona ou não para você.

Funil de Vendas

O primeiro passo é entender que precisamos definir o seu funil de vendas ou pipeline.

O funil é um processo onde podemos acompanhar a jornada do cliente até momento da venda.

Normalmente um funil de vendas é dividido em 4 partes e classificados em 3 etapas.

TOPO DO FUNIL

É conhecido como a etapa de consciência, aqui o possível cliente ainda não conhece ou confia nos seus produtos ou serviços e o objetivo principal dessa etapa é tornar a sua empresa conhecida para o futuro cliente.
Neste primeiro momento o ideal é aumentar o máximo possível de tráfego (pessoas) para torná-los futuros clientes.

MEIO DE FUNIL

Aqui, o possível cliente já descobriu que você tem algo relevante para ele e é neste momento que ele tem a intenção de comprar um produto ou serviço, mas ainda pode ter dúvidas e precisará entrar em contato se relacionando de alguma forma, seja por e-mail, chat, telefone etc.

FUNDO DE FUNIL

No fundo de funil é quando o possível cliente toma a decisão e finaliza realizando a compra.

Neste ponto ele já confia na empresa ou prestador de serviço e considera como solução para sua necessidade.

Este é um resumo do funil de vendas, o mais importante é você dar o primeiro passo e entender o processo.

Existe muito conteúdo na internet que poderá lhe ajudar a definir o seu pipeline, e o intuito deste artigo é mostrar que existem muitas possibilidades de se vender mais, mas que é preciso entendermos como o processo funciona.

Anúncio não foi feito para vender

Calma, eu vou explicar! Dentro do processo do funil de vendas, a primeira coisa que você precisa é tráfego, ou seja, você precisa que as pessoas cheguem até a sua página, que possui as informações da sua empresa, dos seus serviços e sobre sua loja.

Um anúncio é feito para atrair um possível clique comprador ou visitante, por isso a SpotVale investe muito em testes para desenvolver cada vez mais ferramentas de atração de clientes.

Observe o desenho abaixo:

Vender mais 6

O tráfego pode ser o anúncio na SpotVale, clientes boca a boca, indicações, etc.

Segundo, você precisa de uma oferta. Essa oferta é uma mensagem relevante ao possível cliente e não simplesmente o seu produto com preço. A oferta é o ponto de atração para que você possa se RELACIONAR com seu cliente.

E por último, você deve ter um produto que resolva o problema de alguém e que possa gerar percepção de valor e não de preço.

Um anúncio é feito para atrair pessoas para você se relacionar e, a partir daí, apresentar sua oferta e vender.

Lembre-se: as pessoas compram de quem elas confiam!

Vender mais com um Ciclo do Processo de Vendas

O ciclo do processo nos ajuda a identificar as possíveis melhorias e encontrar onde devemos colocar mais esforço.

Vejo muita gente errar fazendo vários anúncios em vários lugares, inclusive em lugares duvidosos e investindo rios de dinheiro, para no fim reclamarem que a internet não funciona e se mostrarem muito insatisfeitas com os resultados das vendas.

Quando vou avaliar, vejo um tráfego muito alto, ou seja, muita visibilidade, mas muito pouca conversão.

O problema não está nos anúncios e sim no relacionamento. Um bom treinamento de vendas, que pudesse ensinar como quebrar objeções, como fazer um bom atendimento, deveria ser a melhor opção.

Olhe o gráfico abaixo e identifique onde você pode melhorar no seu processo de vendas.

Experimente e aperfeiçoe para vender mais

Um fato muito importante é que não existe o modelo de processo de vendas ideal, é preciso testar, ajustar, experimentar técnicas novas e ir sempre avaliando e evoluindo. Aqui vale a receita padrão do planejar, executar e analisar, sempre!

Tags