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Sua empresa na internet

7 Sinais de que sua empresa precisa estar na internet

A tecnologia tem tomado cada vez mais espaço na vida das pessoas, e as empresas que perceberam isso trataram logo de se atualizar e criar as ferramentas e adequações necessárias para atingir este novo público que está online.
Publicado em 1 de Agosto de 2022
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A tecnologia tem tomado cada vez mais espaço na vida das pessoas, e as empresas que perceberam isso trataram logo de se atualizar e criar as ferramentas e adequações necessárias para atingir este novo público que está online.

E pensando bem, você acha que tem como uma empresa resistir à essas mudanças, à essas transformações e à essa nova forma de comunicação? Até tem, mas isso vai causar a ela perda de clientes, baixa lembrança de marca e compradores migrando para os concorrentes que souberam se aproveitar da internet.

7 Sinais de que sua empresa precisa estar na internet

 1. Suas vendas e número de clientes caíram

Você tem notado que nos últimos tempos suas vendas caíram e o fluxo de clientes diminuiu consideravelmente? Pois é, este é um forte sinal de necessidade do uso digital, porque ela auxilia muito nas vendas, uma vez que várias pessoas, antes de comprarem algum produto ou serviço, pesquisam antes na internet sobre comentários, resenhas, preço, qualidade etc, e não se satisfazem mais só com a opinião das pessoas próximas. Se a empresa sabe usar essa mídia a seu favor, sem dúvidas alavancará cada vez mais suas vendas.

O fato das vendas terem caído só não terá relação com a falta de uso da internet quando o  próprio segmento estiver em decadência, como por exemplo, o ramo de disquete, onde o ciclo de vida do produto ou serviço já está no fim, e não há clientes interessados em comprar mais isso.

2. Sua empresa não está de fato na Internet

Para uma marca ter presença digital não basta possuir uma página no Facebook e ficar dando bom dia ou boa tarde aos seus seguidores. Está certo, é melhor do que nada, mas isso não trará envolvimento com o cliente, não irá despertar nele a vontade de comprar o produto ou serviço e nem irá te diferenciar entre um concorrente, pois não passa o valor do seu produto. E também não será um fator decisivo para convencer o consumidor a comprar com você.

Outra coisa, é essencial você ter presença forte em várias plataformas digitais, como site para tratar mais da parte institucional e informações da empresa, blog para atualizar e falar sobre novos assuntos semanalmente e redes sociais, como Instagram e Snapchat, além do Facebook, se seu segmento combinar mais com esse perfil descontraído. Também é imprescindível você anunciar a sua marca em sites de anúncios, como, por exemplo, os da própria cidade, pois assim sua marca estará mais próxima do cliente, pois se ele foi até esse site sabendo que é da cidade, é porque procura uma empresa por perto.

Ou seja, as pessoas hoje querem ter mais contato com a marca, querem ter um relacionamento mais próximo e conhecer mais sobre ela. Então você precisa entender essa realidade e diminuir a distância entre cliente-empresa para melhorar o relacionamento.

3. Não tem conteúdo relevante na internet sobre o seu segmento

Quando você faz uma pesquisa na internet sobre assuntos relacionados ao seu produto ou serviço, e não encontra quase nenhum conteúdo, anúncio, notícia ou blog falando sobre, significa que tem uma grande oportunidade nas mãos!

Se você pega e resolve tratar sobre este assunto, vai se tornar referência no tema pois, conforme ele for crescendo, os concorrentes também terão interesse em abordar sobre ele, e sua empresa já terá autoridade sobre o tema.

Sobre os anúncios: se você pesquisa na internet empresas do mesmo segmento que o seu e não encontra anunciantes, é um sinal de que deve aproveitar, pois ao menos no início a sua empresa será a única anunciante.

4. Você ainda utiliza as mesmas técnicas de vendas de anos atrás

Se você trabalha com a mesma forma, a mesma sequência de vendas há anos e ela não vem dando o mesmo resultado, é porque já não é mais adequada.

O consumidor não gosta mais daquele marketing tradicional: onde a empresa fica insistindo com anúncios forçados. Hoje o consumidor é quem gosta de procurar e ir até a marca, até o produto. Antes de comprar algo, ele pesquisa na internet o que falam sobre ela e os melhores lugares para comprar. Por isso o seu anúncio deve estar presente nos lugares onde acredita que o cliente pesquisará. E diante disso, você deve pensar estrategicamente em que fase da venda o anúncio entrará e como ele poderá ajudar em suas etapas da venda.

5. Você não inova na divulgação

Suas formas de divulgação são sempre as mesmas? Até tem vontade de criar uma propaganda diferente de todas que já fez, mas sempre que pensa em algo logo vê que o custo para produzir e veicular ficaria muito caro, bem acima do seu orçamento? Pois bem, com a internet, você tem a possibilidade de passar bastante informações na divulgação, atualizar na hora em que precisar, inserir promoções relâmpagos, promoções em datas comemorativas e ainda assim gastar um valor que cabe no bolso: existem diversas possibilidades no meio digital! Sua divulgação ficará sempre diferente e será muito mais acessível para fazer as mudanças que preferir.

6. Você não consegue segmentar suas ações de marketing: quer atingir todo tipo de público de uma vez só

Com as suas formas de divulgação tradicionais, que sempre usa, você não consegue escolher qual a idade do público que quer atingir exatamente, nem o sexo, onde mora, escolaridade e gostos pessoais. E quando você não segmenta suas ações acaba desperdiçando dinheiro, porque é em vão tentar atingir diversos tipos de públicos de uma só vez. É como se estivesse espalhando uma mensagem “ao ar”, pois assim, até as pessoas que não são seu público-alvo acabarão recebendo. A linguagem é diferente para cada um: uma pessoa adolescente utiliza mais gírias do que uma pessoa mais madura, por exemplo, os horários para distribuir essa mensagem devem ser diferentes para cada público, visto que têm aqueles que dormem mais cedo ou mais tarde etc.
E outra vantagem da internet é que você consegue ir mensurando e medindo todos os resultados do seu anúncio ou campanha em tempo real.

7. Os seus concorrentes são mais conhecidos que você

Você nota que, popularmente, os seus concorrentes são mais conhecidos e mais lembrados do que a sua marca? Somente seus amigos próximos e familiares que conhecem bem a sua empresa lembram dela com facilidade? Isso pode ser um problema a longo prazo se você não reverter esse quadro. Uma marca que não investe em posicionamento de marca corre o risco de ficar sempre na mesma, de sempre ter a mesma base de clientes e não crescer.

Anunciando na internet você tem a vantagem de criar uma estratégia para melhorar a lembrança e posicionamento da sua marca. É claro que não do dia para a noite: isso leva um prazo médio de 6 meses à 1 ano. Mas você terá como resultado o aumento em sua cartela de clientes, mais pessoas procurando pelo seu negócio e um consequente aumento do lucro.

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