



Em um mundo cada vez mais ditado pela evolução da tecnologia, destacam-se no mercado empresas que acompanham tais transformações. Entre essas novidades dos dias atuais, estão a automação de processos e a convivência diária com os consumidores.
Hoje, além dos produtos, as pessoas buscam conteúdos, seja em blogs, sites, redes sociais, aplicativos e lojas virtuais. Pensando nisso, vamos listar aqui as importâncias de se buscar leads (possíveis clientes) e não mais ficar esperando até que eles procurem seu serviço.
Um lead nada mais é do que uma oportunidade de negócio ou, como também chamado no marketing digital, “prospects”. São pessoas interessadas em comprar um produto ou serviço, mas que não se sentem preparadas para receber uma oferta.
Parece confuso? Vamos simplificar: além do ato da venda, é preciso investir na relação com o comprador, com o objetivo de um relacionamento duradouro entre indivíduo e marca.
Na era digital, o consumidor precisa muito mais do que apenas se encantar pelo produto na “vitrine”: é necessário de confiança na marca para concluir a venda.
Você já reparou que bancos, empresas de telefonia e outros segmentos vêm adotando ferramentas que buscam interagir mais com o consumidor?
Esse processo comunicacional faz parte das inovações tecnológicas, que transformaram a relação entre empresa e cliente.
Hoje, os usuários não desejam somente receber mensagens, mas também querem interagir com as empresas que escolheram para fazer a compra.
Por conta disso, a recomendação é gerar leads, fazendo com que novos consumidores sejam conquistados e fidelizando aqueles que já compraram o produto.
Um conteúdo de qualidade é a solução para a pergunta acima. Mas vamos explaná-la com um exemplo para que você entenda melhor: André adora gastronomia e deseja melhorar o preparo de massas. Ele então busca alternativas para isso na internet e encontra um artigo com o título “15 dicas na hora de preparar massas”.
Depois de ler o texto, aparece a opção de assinar o newsletter – boletim informativo – do blog para receber outros conteúdos sobre gastronomia na caixa de entrada do e-mail. Dessa forma, André deixa de ser apenas um visitante e se torna um lead.
Agora, não pense que um simples texto concretizará essa conversão. Você precisa fazer o cliente acreditar que você tem mais a oferecer e, para isso, um conteúdo de qualidade é o caminho para uma percepção de utilidade por parte do interessado.
Outros elementos, como a Experiência do usuário (UX), a qualificação da chamada para a ação e a adequação à persona, são exemplos de valores que contribuirão nessa conversão de visitante em lead.
Todo cuidado é pouco na hora de gerenciar os leads. Com a impossibilidade de executar ações individuais para eles, passam a ser indicadas ferramentas, que auxiliarão durante o processo, passando a sensação de algo exclusivo.
Uma dessas alternativas é a CRM (Customer Relationship Management), que reúne tecnologias voltadas ao monitoramento de clientes. Com elas, é possível analisar como está a relação com a pessoa que está comprando o seu produto.
Nessas ferramentas, são reunidas informações sobre as pessoas, como: nome, endereço, empresa, localização, telefone, número de funcionários e outros dados recolhidos através de formulários.
Resumidamente: são softwares que reúnem informações necessárias para manutenção e o reforço de relacionamento com os clientes.
A ideia neste conteúdo foi mostrar como é importante ter leads qualificados. Porque não basta somente atrair visitantes, mas também é preciso captar interesse, mobilizar atenção, criar autoridade e reforçar laços com eles.
Por isso, é preciso estar sempre atualizado nesse mundo que se reinventa a cada dia, utilizando as melhores ferramentas e recursos.